terça-feira, 19 de maio de 2015

Insegurança Pública

Por:Marcos Mucciatto
No campo e nas cidades, a ordem e a segurança públicas estão seriamente comprometidas. Os espaços públicos muitas vezes pertencem aos criminosos. E poucos espaços privados, como as residências, altar sagrado de qualquer democracia ainda estão garantidos por seus ocupantes através de grades ou quando seus usuários podem pagar os elevados custos da segurança privada, em suas várias formas. Mesmo diante de um quadro aterrador de quase 60 mil homicídios por ano, latrocínios, roubos, furtos, ataques a pessoas e bens, entre muitos outros delitos, o governo insiste em manter no cargo, as mesmas pessoas que desconhecem a realidade, como o Ministro da Justiça e a Secretária Nacional de Segurança Pública. Esta nem passado no ramo tem. Mas, tem o principal:militância partidária.
DROGAS  E DESARMAMENTO
Além de não atacar as causas da violência e da criminalidade, entre as quais o uso e o abuso das drogas, onde mais de 85% dos delitos praticados no país tem alguma relação com drogas, os governantes insistem no desarmamento civil da população e em outras ações inócuas, caras e dispersivas. Alguns atribuem aos governos anteriores a 2003 a política de desarmamento civil. Não é verdade. Mesmo no regime militar nunca se tentou isso. Fernando Henrique ensaiou alguns passos nesse baile, mas, inteligente, saiu à francesa. O mal denominado Estatuto do Desarmamento foi votado na calada das longas noites legislativas e assinado em 23 de dezembro de 2003.
REFERENDO IGNORADO
Em 2005, houve o referendo em que a população, por imensa maioria, recusou a proposta de desarmar a sociedade. Mais uma decisão popular jogada ao solo e pisada pelo governo desarmamentista e seus papagaios de piratas apaniguados com verbas públicas e outras benesses. Alguns sonhadores crédulos em contos da carochinha, também avaliam que as armas vão desaparecer da terra por alguma mágica ou dispositivo legal. Talvez desconheçam por onde entram fuzis, metralhadoras, granadas e foguetes no Brasil. Hoje a grande porta de entrada de armas pesadas é a Venezuela, coincidência ou não, é justamente onde a presidente desativou um batalhão de fronteira do Exército Brasileiro.
GARANTIA DE AUTODEFESA
Para isso as leis existem. Armas legais para cidadãos legais que podem contribuir para a segurança coletiva. Muitos atos de violência contra mulheres, velhos e crianças poderiam ser evitados, quando praticados por bandidos armados de paus, pedras, facas e canivetes, simulacros de brinquedos ou mesmo a simples sugestão de ameaça, se houvesse um cidadão armado por perto. No Rio de Janeiro talvez isso nem adiante mais, porque bandidos já passaram desta fase, a maioria dos arrastões são feitos com fuzis AR 15, conforme matéria veiculada no Bom Dia Brasil.  É preciso mudar para garantir o direito à legítima defesa. Mudar a política e os políticos. Senão outros direitos serão também atingidos. Caso você, leitor, não aprecie armas, desconhece seu uso, avalie que não deve usar uma, pelo menos pense na realidade dos direitos de cidadania e que um cidadão armado, um dia, pode ser sua salvação e de sua família. Afinal, militares e policiais são, também, cidadãos. E até eles o governo tenta desarmar. 
Nota do editor do blog: Seguindo orientação de um comentarista famoso da região, que prega:  "arma nenhuma mata, mata é quem manuseia ela.."

quarta-feira, 13 de maio de 2015

O político como instrumento de destruição

O povo recebeu migalhas de melhorias em seu nível social mas não sabia que a manobra acabaria dizimando gradativamente à todos, é isso que vivemos hoje, estamos sendo massacrados por uma crise que, infelizmente ainda se encontra em seu estágio de sufoco no início, nada se decide em prol da coletividade sem acertos, benefícios, indicações e alianças, malignas como sempre.

Isso seria, numa primeira análise, problema crônico de um Brasil como todo, mas não, a coisa desandou em todas as esferas pois o federal te aperta, o estadual manda bater e o municipal não atende as necessidades básicas. Não se passa um dia, aqui na Terra das Cataratas, que a questão de saúde vem à tona, sempre com um histórico nada elogiável.

A função de nosso secretário de saúde, que era de gerir a pasta, é hoje um verdadeiro exercício de justificativas, onde se mexe aqui, ali e ora, acolá e tudo segue sempre na mesma toada. Seria até o fato de se questionar sem o intuito de atacar sua honra, qual preservamos, mas não faz por que não sabe ou por que não pode? Isso é só um caso.

Do outro lado um deputado declara aos jornais que é a favor da corrupção pois não dá para viver com 8 mil reais mensais. Imagina então viver com dois salários mínimos e ter a obrigação de pagar tais virtuosos salários? Os inquilinos do poder e toda sua assessoria, salvo raras exceções, fazem na máquina pública um duelo onde impera totalmente a deslealdade motivada por uma virtude de puro egoísmo, ganância e assim vai. Desculpe, não se pode chamar isso tudo de virtude ou seria sim uma virtude, negativa.

De todo lado que se vira vem facada nas costas do contribuinte. Soube-se, pela imprensa, que a senhora Luciana Genro, filha do todo poderoso Tarso Genro, acaba de assumir um cargo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Coordenadora da bancada do Psol com um generoso salário de R$ 16.900 mensais.  Chorando para não rir, mas sabe-se que o referido partido possui somente 1 (UM) deputado eleito e olhem só, coincidentemente, é o marido dela.

É uma verdadeira bofetada na cara do povo e ninguém, nenhum partido, de oposição ou não, moralista ou não, reclamou dessa barbaridade pois, se existe para o Psol lá, existe para o PSDB, PT, PMDB e outros nanicos seca teta. A coisa fica mais irritante quando, em um canal de televisão em Foz do Iguaçu hoje, mostra um jovem pedindo ajuda de R$ 350,00 para comprar remédios pois deve ter apelado para todos os órgãos responsáveis e até agora nada, não lhe estou outra alternativa senão apelar, via televisão ao povo mas, gratificação por exercer a função de "fiscal de contratos" na câmara de vereadores, isso sim, isso pode, está na lei. Está na lei também que é dever do estado suprir a necessidade do povo com saúde, educação e segurança mas a resposta já foi decorada, não é de minha competência...

Chega!

terça-feira, 12 de maio de 2015

Caso Gleici Hoffmann, surgiu uma dúvida...

Com certeza já ouviram falar do doleiro, não de um doleiro, mas sim do doleiro. Aquele mesmo que há pouco era muito assediado nos meios políticos e que, sabe-se lá por qual motivo, de uma hora para outra, sem explicação, juram nunca ter falado com ele, estado com ele, ou ainda quando muito, que o conhece pelo nome. Pois é, foi ele que disse aos membros da CPI que a senhora Gleisi Hoffmann recebeu, por seu intermédio, 2 milhões de reais, via caixa dois, para sua campanha ao senado, ela nega, e não sou eu que vou afirmar se verdade ou não, agora a questão é outra.

Ela nega e no meu modesto entender das coisas, tem três motivos para a negação. A primeira diz respeito a sua inocência e, se verdadeira, deve negar mesmo.

A segunda e mais complicado ainda para ela, é não negar e ser enxotada do seu partido, como foi seu companheiro de estrada André Vargas que, diga-se de passagem, o suposto valor entregue à ela é trocado perto do que faturou as empresas de Vargas. Voltando ao assunto, não vai restar ao PT que assim como outros partidos, estão com a moral e ética no limite mais baixo possível, mantê-la em suas fileiras e confrontando assim, a opinião pública, exclui-se daqui Veja, IstoÉ e outras mídias golpistas, a opinião de quem paga realmente a conta.

A terceira suposição de sua eminente negação vem em razão de perder seu "suculento" cargo de senadora pois não acredito, provando-se a veracidade daquilo que o antes amigo e agora inimigo falou, o senado faça corporativismo e a mantenha no cargo. O suplente dela, Sergio Souza, se não me falha a memória, já mandou engomar o terno e de que partido ele é? PMDB e quem ganha com isso? Bingo! Mais um aliado e pau mandado do Renan Calheiros. Neste caso, até o Beira Mar negaria.

Mas confesso que não estou aqui para analisar a problemática da Senhora criada na Vila Lindóia, na capital paranaense. O que me deixa curioso é saber o motivo que levou um programa policialesco da cidade, que tem no comando um instrutor de dança, levar ao ar uma questão política que, para o povo é caso de polícia, mas que não era tema para o momento, utilizando-se de preciosos momentos para comentar o caso. Outros, de mesma repercussão como o do Vargas, nem um pio e da senadora sim?

Seria por acaso um pedido do Beto Richa, que se lambuzou com a questão dos professores, e sentindo uma questão política no assunto - e é, como já disse - pediu (ordenou) ao Ratinho Junior que todos seus principais apresentadores tocassem no assunto para tentar limpar sua barra.

Ou foi o prefeito Reni Pereira, que tem uma petista como seu calo de governo e que é amiga da senadora e ele viu a oportunidade de faturar politicamente com isso. Não estou aqui afirmando nada, mas que estou curioso para saber o motivo do comentário do programa no dia de hoje, isso confesso que estou e, se alguém saber de algo, conta no Face...

Ótima Quarta

PROFESSORES: MASSA DE MANOBRA?

Por: Marcos Mucciatto
Os acontecimentos em Curitiba nos leva a reflexões, e uma delas é que PT e PSDB são irmãos siameses. Primeiro porque ambos fizeram uma campanha, e se elegeram,  pautados naquilo que o povo queria ouvir e não no que seria possível para um governo executar. O governo do Paraná não fez nada de diferente do que Leis para administrar um dinheiro que não é seu, em conformidade com o que fez a Presidente para se safar da lei de responsabilidade fiscal, qualquer prefeito não alienado ao partido estaria na cadeia se fizesse a mesma coisa. Os sindicatos, parceiros do governo federal, iludiram os professores, que no meio de profissionais da bagunça, foram armar uma praça de guerra para tentar tirar o foco da Lava Jato, que não prendeu nenhum inocente até agora, e o dinheiro gerado contratava a oposição para ser situação, mas parece que a fonte está secando e o governo ficando sem a “base”.
SENTI SUA FALTA
Você que disse e cumpriu “Eu não vou para as ruas em 2015 porque já fui nas urnas em 2014”, entenda que as mobilizações de 15/03 e 12/04, apesar de nossos governantes acreditarem que não vai dar em nada, a guerra contra o mau político, e contra a degradação da nação está começando. Não subestimem o povo esclarecido, que começa a sair da inércia e de sua zona de conforto para lutar por um Brasil melhor. A história nos mostra que muitos governantes caíram e até perderam suas cabeças exatamente por isto.
REFORMA POLÍTCA
Nenhum governante fala em: acabar com reeleição do executivo e  máximo de dois mandatos para o legislativo (só estas duas ações quebraria as quadrilhas). Aliás, 5 partidos apenas, seria mais que suficiente. Todos os ''governantes'' do Brasil, até aqui, falam em cortes de despesas, mas não CORTAM despesas. Em nenhuma democracia do mundo as eleições seriam apuradas em uma sala fechada com 20 pessoas e comandadas pelo advogado de um partido, a menos que tivesse conivência do “outro lado”, depois disso cheguei a conclusão que não existe oposição no Brasil.
PARTIDOS POLÍTICOS NANICOS
Querem financiamento público de campanha: hoje, existem 32 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral. Há no momento 128 grupos tentando cumprir com os requisitos para formar uma agremiação partidária. Caso sejam formalmente constituídos, seus partidários poderão concorrer a mais de 70.000 cargos em disputa nas eleições federais, estaduais e municipais, que se renovam a cada quatro anos no Brasil.
COMO FORAM DISTRIBUÍDOS OS CARGOS ELEITORAIS 2012 e 2014
CARGOS FEDERAIS: 758 ( 1 presidente, 1 vice, 81 senadores, 162 suplentes e 513deputados). Nas ultimas eleições, concorreram 11 candidatos à Presidência, 11 à Vice,  172 ao Senado, 350 à suplência do Senado e 6.175 à Câmara. CARGOS ESTADUAIS: 1.113 (27 governadores, 27 vice e 1.029 Deputados Estaduais), e concorreram 1.310 a governador e vice, e 14.875 às Assembléias Legislativas. CARGOS MUNICIPAIS: 68.562 (5.568 Prefeitos,  5.568 vice e 57.426 vereadores), e concorreram 31.693 a Prefeito e vice, e 451.176 às Câmaras Municipais.
Cada cargo eletivo está atrelado  muitos assessores e funcionários que se eternizam em campanhas eleitorais. 
Enquanto você não se define sobre direita ou esquerda, eles sabem muito bem o que estão fazendo.
Ótima terça-feira a todos

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Reni, a um passo da reeleição

Só o título do post já deu mal estar em muita gente e vou ser crucificado por isso. Não, não torço para que isso ocorra não, muito pelo contrário. Da minha parte, ele não se elegia nem a segunda vez para deputado, como político, é uma lástima (foto do site rogeriobonato.com.br). Mas considerando que a reeleição para prefeito tenha validade para o próximo ano, é bom colocar a barba de molho.

Mas apesar de gostar ou não, desse ou daquele candidato, os fatos ai estão e nos direcionam no sentido de aceitar como válido nossos argumentos. Começamos verificando as nomeações aos quase infinitos cargos de confiança. Ele vai nomeando pessoas com grande poder de convencimento e tais pessoas, experientes como são, puxam uma quantia significativa de votos ou podemos, em sã consciência, descartar os seguidores do Mogênio, por exemplo.

Um outro fato já chama a atenção, a exposição na mídia. Nesta semana quase que diariamente o prefeito aparece em destaque, em horários "especiais" chorando suas virtudes, trabalhos, conquistas e patati, patatá. Com o aval dos apresentadores - há exceção -  nada é contestado e situações embaraçosas, são intencionalmente deixadas de lado.

E agora vem a duplicação da Felipe Wandscheer e cujo término está previsto para abril ou maio do próximo ano e na mesma toada, a duplicação da José Maria de Brito vai ser atrasada, baseada em vários motivos, cuja conclusão se dará no mesmo período. Claro que são obras necessárias sob todos os aspectos, mas o efeito político vai ser utilizado com toda força.

E tem mais um agravante, o povo, aquele que elege. É notório, não só aqui, que são pessoas que facilmente esquecem o passado. Se o momento é razoável, se as obras pipocam nos comerciais, mesmo que meia boca, tornam-se alvos fáceis para os caçadores de votos, cuja nomeação citei acima. Olha o caso da Cláudia Pereira, pelo menos 60% dos votos foram obtidos dessa forma e dessa forma será no próximo pleito.

Mas a aceitação dele é muito baixa nas redes sociais. Oras, formadores de opinião, que debatem diversos assuntos nos faces da vida não passam, se muito, 5% da população votante. E mesmo nas redes sociais, tem os chamados nanicos, partidos que não tem outra função senão ser parte de coligações - pode estar proibida na próxima eleição, devem arrastar também um número significativo de eleitores, sem contar o PT que tem na presidência uma ferrenha opositora ao governo mas que vai assistir a união de seu partido com o prefeito, como já é hoje.

Portanto, para que minhas ideias malucas não se tornem realidade, é bom a oposição deixar o ti-ti-ti social de lado e partir para o ataque, pois não será fácil desmantelar o poder financeiro, controlada pelo prefeito. Quem viver...


 






terça-feira, 5 de maio de 2015

Político, geralmente, é um gozador

E chegamos no meio da semana e as notícias pipocam de todos os lados, algumas nos levam as lágrimas e outras, só rindo mesmo. Por parte do governo vem mais uma propaganda engana trouxa e pago por nós brasileiros, como sempre, contando um monte de asneiras, entre elas a de que o salário mínimo continua valorizado. Oras, mas fazer uma continha bem simples e dentro do mesmo governo do atual partido, o que se comprava a 10 anos atrás com um salário mínimo e o que se compra hoje. Tais brincando?

E não é só o partido da estrela não, pelos lados dos bicudos e em razão da escassez de água, foi feito uma maciça campanha pedindo para que o povo economizasse e agora, lançam um aumento de 15% no bolso do mesmo contribuinte com a alegação que a arrecadação caiu. Pensem bem, esses caras não são uns gênios?

E tem mais, gente do bem, preocupado com o povo de nossa cidade, faz o maior auê contra governos opostos ao seu partido. No geral, os municípios, assim como todos os estados estão capengas e se faz justo uma cobrança por parte de quem é eleito para tal. Mas sejamos coerente, mais capenga que os estados e municípios está aquele que fica com a maior parte do bolo da arrecadação e jogando a conta nas costas do povo. Neste quesito, quem cobra prefeitos e governadores não vira sua metralhadora contra Brasília, é ou não incoerência.

Falando em jogar a conta nas costas do cidadão confesso estar com uma dúvida. A justiça do Paraná determinou aos professores o imediato retorno às aulas e o não cumprimento, seria penalizado com uma multa diária de R$ 40.000,00. Como a greve foi mantida supõe-se que a multa será cobrada. O montante a ser pago vai ser pago integralmente pelo sindicato ou o boleto será distribuído entre os professores? Sugiro que os mestres vão ter que por a mão no bolso.

Essa greve, comandada por uma senhora que foi candidata à deputada federal e não se elegeu - nem professores acreditaram nela - tem uma cara de greve política. Mesmo que o governo atendesse na integra todas as reivindicações, a paralisação, por um motivo ou outro, continuaria pois existe a necessidade de desvio do foco.

E o Costa, aquele mesmo que comandou a Petrobras, disse na CPI que o governo arrebentou com a a empresa. Foi o governo mesmo ou os inquilinos do governo que se vestem de anjinhos. Aliás, quem sabe algum dia estarei vivo para ouvir um político dizer que errou, um bandido dizer que é o culpado, etc, etc. Não se usa mais bigode, como disse dias atrás.

Mas acabo de descobrir o motivo do fujão Pizzolato, aquele mesmo do mensalão, que o Lula disse não ter existido mas que a fuga, por si só, confirma a existência, disse na Itália que preferia morrer a cumprir pena na cadeia no Brasil. A marmita. Já pensaram ele, que se esbaldou com grana ilícita, passar a saborear marmitas geladas servidas em presídios? Seria melhor morrer mesmo? Mas que fique lá, pois gelada ou não, serão duas marmitas à menos a ser servida.

Falando em marmita, o deputado da Paraíba,  Benjamin Maranhão, do Solidariedade, foi solidário, não sei com quem, mas apresentou nota à Câmara pedindo reembolso de R$ 1.495,00 de um simples almoço. Claro que, baseado na atividade particular, foi reembolsado e o dinheiro? Nosso, claro!

Em tempo, disse a casa de leis que errou em pagar o reembolso e já pediu ressarcimento. Será ressarcido?

Mas para finalizar o sofrimento de hoje,a PF age na Petrobras e logo seus tentáculos alcançarão o BNDES. Mas farra por farra, a tal verba remuneratória para a atividade parlamentar não é la´, digamos assim, mais que indecorosa?

Sucesso na quarta, volto assim que parar de rir ou quando uma nova piada política for destaque.