quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Como a enganação é perfeita

Eis a enganação. Sim, enganação pois o tal IBOPE foi devidamente escrachado no Paraná em razão de seus resultados na última eleição. Até uma Comissão sei lá do que (agora sei, CA - Comissão de Acordo) foi criada na ALEP para averiguar a atuação do antes de confiança, depois não confiável e agora novamente confiável, IBOPE.

Isso cheira o seguinte, os membros da ALEP, que são maioria na casa em apoio ao Beto "ViadutosFoz" Richa, devem ter chegado aos cara do instituto de pesquisa e falado algo do tipo "solta uns índices favoráveis e tudo se acalma". Na verdade, a aceitação era pra ser de 100% mas como daria muito na cara, vamos colocar um pouco mais abaixo, sempre tem os aloprados que não concordam nunca com o estupendíssimo governo. De leve, né?

FALANDO EM VIADUTO
Eis uma coisa líquida e certa, agora sai. E tem que sair mesmo ou ele vai usar uma  super convincente desculpa no ano que vem. Não tem saída, Viaduto cá, voto lá e olha lá! (se impressionaram com a rima né?).

O FURINHO DO CONTA-GOTAS DAS NOMEAÇÕES EM FOZ ESTÁ ESTREITA MESMO
E enquanto isso não tem ninguém que resolve e muitos funcionários públicos, não tem lá muito interesse em resolver nada e o barco continua à deriva. Aliás, tem gente já insinuando que existe um complô contra o prefeito, que tudo farão para atrapalhar a administração. Bem feito! Quem mandou o eleito ir falar primeiro com os vereadores e chegados antes de estruturar a casa junto com o funcionalismo, dá nisso!

FALANDO EM DERIVA
Barco à deriva pelo jeito não faz parte do script do nosso deputado federal Prof. Sérgio. O mesmo anunciou que Foz do Iguaçu terá ainda mais um ano para se adequar na questão do trânsito dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Mas pelo amor de Deus, pessoal do Trade, não vão deixar tudo pra última hora, né?

A DERIVA DESDE O ANO PASSADO
Vejam a foto abaixo, percebe-se nitidamente que o muro, colado à uma árvore, está danificado e totalmente torto, o que já é sinal de perigo, uma vez que na residência tem crianças. A questão é que, com risco ou sem risco, o ritual para a retirada da devida árvore encontra obstáculos no IBAMA, IAP, Meio Ambiente, Barack Obama, Sadam Hussein e assim por diante. 

Falo isso baseado na via-crúcis que o proprietário está passando para resolver o problema, retirar à árvore já que se encontra em uma posição de risco. Na expectativa de esperar uma solução urgente com o novo governo, pode-se constatar que a coisa ficou ainda mais difícil pela simples questão justificada por quem de direito, que o problema estava relacionado ao desmembramento de secretarias em dado momento e em outro, que se deveria falar com fulano que mandava realizar um protocolo na prefeitura e só faltou mesmo a informação que nada foi feito pois o reclamante não enviou envelope endereçado e devidamente selado para a resposta. Sim, só faltou isso!

Será que o ocorrido em uma boate no Rio Grande deverá ocorrer para alguém, um simples mortal, tome alguma providência? Ninguém em sã consciência e principalmente aquele que ora defendo por ser professor, vai querer e reclamar o corte de uma árvore simplesmente por fazê-la. Ocorre que a mesma gera risco e risco deve ser evitado em qualquer circunstância. Existe problema de quem manda ou então uma suposta birra com a nova administração ou seja lá o que for, desconte nele e não na necessidade do povo, mesmo povo que recolhe seus tributos para ter um serviço de qualidade, é o mínimo que se espera.

Vou torcer para que o problema seja rapidamente solucionado, senão voltaremos ao assunto. Fico aqui imaginando, quem reclama e está devidamente documentado, é funcionário público, imagina se é um cidadão comum...

Na foto acima, o mesmo muro que teve parte danificada por outra árvore que, a muito sacrifício, foi retirada. A atual parece ser o capítulo dois de mais uma novela em Foz.

Ótimo final de semana à todos.









quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

De volta ao passado I

Houve uma época, numa promissora cidade fronteiriça, onde sua população deu à uma certa pessoa o direito que representá-la na Assembléia Legislativa de seu estado. A mesma cidade era comandada por uma ala que se dizia do povo, mas o povo sofria.

Não contente, o novo parlamentar eleito nutria um sonho, ser ele o administrador da cidade e prometeu aos moradores que tudo seria diferente mas na verdade e como uma promessa é e sempre será uma promessa, o que se vê é as atitudes do velho administrador deveriam ser postas em prática novamente.

Mas deixando o caso do lado, vamos à realidade! Pouco tempo atrás, mas precisamente até dezembro do ano que passou, o morador de um certo bairro para ser atendido em um posto de saúde, bastava telefonar para o mesmo que as atendentes verificavam se o paciente possuía ficha no local, informava as disponibilidades de médicos e de comum acordo, a reserva era feita, simples e bom para todos os lados. Claro que existia constrangimentos pois nem sempre o profissional de saúde estava em serviço, mas isso é crônico Brasil afora, não seria aqui diferente.

Hoje, com uma nova administração, a felicidade dos Silva está novamente em pauta. Isso mesmo, a alegria de ver o povo acordar as 5 horas da madrugada, ir ao posto, encarar uma baita fila e como as vagas são poucas, voltar pra casa para acordar de madrugada no dia seguinte.

Não, isso não foi um caso que me contaram ou coisa do gênero, eu estou passando por isso. Sei que não é caso de extrema urgência mas quando de trata de saúde, quanto antes melhor. O que faço é procurar evitar uma futura complicação e depois ter que encarar no mínimo 4 horas no UPA pois lá, urgência somente depois de abrir um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, ai a coisa anda.

Conversando com amigos de vários setores, pode-se concluir que a cidade está navegando a deriva, não tem quem manda e quem manda, não tem qualificação por ser indicação de fulano ou beltrano. Toda pessoa que possui um diploma de administração ou tem um pouco de conhecimento à respeito do assunto, sabe que numa transição de administração o que vinha sendo feita tem que ser mantida e modificada aos poucos. Hoje o que se vê são pessoas gabaritadas para a função que exercem batendo cabeça por falta de orientação naquilo que deve ser feito.

Não se pode culpar as atendentes, que ali são colocadas para levar bordoadas no lugar de quem deveria levá-las e sim torcer para que quem realmente mande, delegue poderes para que alguém, realmente preocupado com o cidadão, resolva e não fique levando o problema para o décimo nível superior da hierarquia e ainda mais se tratando de saúde pública!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Caça ao IDEB Foz...

O assunto que anda na boca do povo diz respeito a comissão criada para investigar a nota obtida pela cidade no exame do IDEB de 2011. Sabemos, de antemão, que existem os favoráveis à comissão e aqueles que são contrários. É um caso um tanto quanto complicado e seria necessário ouvir as duas partes envolvidas para fazer qualquer tipo de avaliação e o resultado daquilo que ouvi e pude concluir, não vai satisfazer uma boa parcela ligada a quem a propôs. O resultado será, gaveta!

Pode-se concluir assim uma vez que dificilmente às denúncias partiram de um aluno ou, se assim foi, a mesma foi feita pelos pais orientados por alguém que tem interesse numa provável elucidação do fato. Um professor que não recebeu o "agrado", podemos assim supor.

Outra coisa é que, a melhor escola da cidade é pequena e não suporta mais que 1 turma por período e o MEC, tendo em mãos o censo escolar de 2010, já sabia de antemão quantos alunos fariam a prova por escola. Vamos raciocinar, se uma escola deixou só os mais fortes no exame, será que o MEC não iria ver que existiu manipulação?

Outra colocação que se faz é que o resultado foi usado como instrumento político. Mas espera aí, se até o pagamento de salário atrasado do funcionalismo é usado, com o prefeito indo na televisão contar as boas novas não é atitude política? É errado qualquer governante, seja ele quem for, fazer uso politicamente de algo que tenha proporcionado publicidade gratuita na cidade? Eu acho que não! 

Outra barbaridade que se falou. O vereador que propôs tal comissão disse que se for o caso, vai aplicar uma nova prova. Fica a pergunta, o MEC vai autorizar? A justiça vai emitir uma ordem para cada criança para elas saírem agora dos cuidados do estado para refazer uma prova para atender um capricho? Minha filha vai fazer a prova no corrente ano e qualquer indício de fraude ou artifício, os responsáveis pela fiscalização serão avisados no corrente ano e não vou esperar a posse do próximo prefeito.

Guardei as palavras de uma pessoa ligada à educação e ela foi clara ao dizer que "Vou ser sincero, amigo... Acho isso uma perseguição da oposição... Senão, vejamos... Porque a denúncia só veio à luz agora? Porque não veio no tempo oportuno? Creio que é para justificar um possível atraso este ano, já que é novamente ano de IDEB..."

Pairam dúvidas quanto ao processo, deve ser investigada mesmo mas posso citar algumas coisas mais importantes para o cidadão hoje que ninguém abre o bico, vejamos:

Por que que a câmara não falou nada e nem agiu à respeito da questão do Marco das Três Fronteiras, onde o "Bento" Richa mandou tirar e depois devolveu móveis e ainda faz do local uma garagem para caminhões? A casa de leis fez uma consulta pública para para alterar o Plano Diretor da cidade tirando a função turística daquele local?

Os nobres vereadores já se mobilizam para fazer uma CI para apurar a baderna que são as tais câmeras de insegurança espalhadas pelo município.

Estão a par de que, para se solucionar um problema de corte de árvore, você fica hoje sendo jogado de um lado para outro?

A Câmara vai se posicionar à respeito da família que ficou das 10 da manhã até as 23:00 horas de ontem para ser atendida no HM e só o foi depois de registrado Boletim de ocorrência?

Vou para por aqui senão os edis terão muito trabalho pela frente. Nesta quinta (21/02), às 12:00 horas, Interpelação Pública quanto a questão do Marco das Três Fronteiras comentadas acima. Prestigiem.

Em tempo! Seria bom a casa de leis contratar um expert, para ensinar muitos ali, como fazer uso com segurança no Facebook, Fica a Dica!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Não vai mudar o valor do Dólar mas...


Lendo diariamente as informações transmitidas pelos jornais, blogs, rádios, ect, vem a informação que antes de embarcar para Brasília na segunda passada, o prefeito Reni Pereira recebeu a visita de aproximadamente 8 vereadores onde a pauta foi o espaço político para os edis no Poder Executivo.

Viram que xique? De dezembro para trás isso tinha um outro nome ou não tinha...

OLHA A CONTA RENI
Voltando no tempo, chegamos no momento onde o então candidato falava que a distribuição dos cargos na prefeitura seria baseada na quantidade de vereadores que eles conseguissem fazer, numa ideia de moralizar tal procedimento, tão combatido na administração Paulo MacDonald. Sendo assim, podemos concluir que a Anice, Duso, Bobato e outros eleitos pela coligação do Chico ficarão de fora e podem guardar a listinha...

Mas não é bem assim não, tem um lá na casa de leis que possui um caderno de 50 folhas com os nomes a indicar. E não tem jeito, ou entra na roda e acate o que eles querem, seja lá com o nome bonito que se dê, ou então vai ver onde vai parar a base aliada.

E TEM MAIS
E os coligados que contribuíram com preciosos segundos diários na propaganda gratuita via ficar por isso mesmo? Claro que não! É só ver as nomeações que vem por ai.

E LÁ VEM A LÍNGUA FELINA
Se comenta a miúde na cidade que um ex-vereador chegado do Paulo, cuja base é na lá na Vila Bananal em São Miguel, deve ter seu nome sacramentado daqui uns dias. Acho pura especulação mas como em política tudo é possível...

LEI MUNICIPAL COMPLEMENTAR 202...
Lendo a referida lei, publicada no Diário Oficial no dia 14/02/2013 sob o número 1934, uma parte da lei chama a atenção, vejam...
“Art. 7o
 Além do vencimento do cargo, o ocupante de cargo em comissão terá, na forma da lei, as seguintes vantagens:
I - férias; II - abono de natal; III - diárias; IV - gratificação por representação de gabinete.
§ 1o
A gratificação descrita no inciso IV não possui concessão compulsória e sua percepção fica condicionada aos seguintes critérios a serem preenchidos pelos servidores lotados em cargos de provimento em comissão:

I - assiduidade; II - aprovação na Avaliação de Desempenho; III - cumprimento das metas estabelecidas para o setor no qual executa suas funções;

É outro furo. Se um ocupante do cargo atende aos requisitos da lei, faz jus ao agrado, mas e se num futuro passar a não atender a legislação, terá seu nome publicado com redução de vencimentos por não cumprimento de meta? Claro que não! É uma lei para inglês ver pois no Brasil antes de demitir alguém do cargo público, eles pedem uma carta de renúncia e o exoneram como "a pedido"... Para né!

EU NÃO CONCORDO
Mas antes de dizer do que se trata, que fique claro que não é contra nenhum servidor público e seus direitos adquiridos e sim contra quem fez a lei e deu tal benefício.

A prefeitura publicou no órgão oficial a relação de servidores que ganharam direito de descanso por quinquênio de trabalho. Tem gente lá que, após 10 anos de serviços prestados, só voltara o batente em agosto, isso mesmo, 6 meses de folga remunerada. Por outro lado, as fárias anuais que também é direito, foram devidamente gozadas.

Quero ver, nessa toada, o dia que quebrarem quem gera riquezas o que farão os que desperdiçam tais riquezas. E vamos além, não existe gente tão capacitada para se dar tal mimo não. Nem a Google faz isso!

Evamos aguardar os próximos capítulos da série me engana que gosto...






  




sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Caça as bruxas?

Depois de um longo e tenebroso inverno, nossa casa de leis começa a nova legislatura instalando uma comissão especial para investigar o resultado do IDEB de Foz do Iguaçu. Longo e tenebroso inverno pois assistimos de mãos amarradas oito anos de inércia da casa, que teve um caminhão lotado para criação de qualquer tupo de comissão e nada fez, tudo em prol da governabilidade cujos resultados estão ai pra quem quiser ver. Se em quase todos os órgãos de fiscalização a administração passada aparece como réu, como os vereadores não viram nada?

Mas a instalação da referida comissão é correta no meu ponto de vista. Se existe dúvidas quanto a conduta ou desempenho de qualquer administração, tem sim que ser investigada mas fica uma questão, se aparecer algum suposto problema na atual administração, essa deverá também ser investigado pois caso contrário, fica comprovado que a comissão instalada não passa de um caça as bruxas.

E falando em comissão, se o Vitorassi ler o Nossa Voz de hoje verá mais uma denúncia de uma funcionária pública ali publicada onde a mesma reclama que uma certa pessoa, após passar um período perseguindo funcionários, foi agraciada com uma promoção agora. Não seria o caso de se mexer na fogueira também? 

SEREMOS INCLUÍDOS?
Foz começa a se mexer com relação a inclusão de seu nome como cidade-sede para a Copa do Mundo de 2014. Nos resta agora o restinho do estoque de oxigênio e vamos correr atrás.

Mas por outro lado, investimentos deverão ser realizados para atender a ganância da Fifa e fica a questão, valerá à pena? É uma coisa a ser pensada em razão de quem poderá utilizar nossas instalações como base. Se uma equipe de ponta e de preferência da zona do euro, teremos sim uma propaganda excelente à nível mundial. Mas e se vem uma inexpressiva seleção, que vantagem Maria leva?

Na minha modesta maneira de pensar e sem conhecimento de causa, acho que o mais interessante seria um trabalho nas cidades sedes, onde serão realizados os jogos, no sentido de trazer o turista para Foz. Vejam, um dos maiores centro de treinamento do mundo, equipado até com hotel de n´vel 5 estrelas, achou por bem ficar fora da relação pois o custo para atender as exigências da Fifa não compensava, imagina para nós, sem tradição no esporte, nos restaria somente a atração que é nosso forte e nela sim depositar todas nossas energias.

O IBOPE NA REDE GLOBO...

Pois é, a Globo tenta de todas as formas dar apoio ao campeonato paranaense mas a própria instituição que organiza tais campeonatos não se ajuda. Os estaduais já são ruins por natureza mas o do Paraná é horrível. Enquanto o Brasil assistia um grande clássico nacional, tivemos que nos contentar com isso, é mole?

Mas falando em futebol, acho que o problema todo no Palmeiras se chamava "O casco do Barcos". A antiga equipe dele, o Palmeiras venceu ontem na estreia da libertadores e o Grêmio perdeu em casa com o Barcos em campo. Fiquei sabendo de uns torcedores antenados do Grêmio que, depois de ontem, vão ceder o mesmo por empréstimo sem custo para o Internacional, verdade?

Ótimo final de semana...




quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Pra não dizer que não falei do...

Sem nada agendando para hoje, a não ser acompanhar o primeiro dia de aula de minhas filhas e com a deliciosa chuva que cai no momento em Foz, não poderia dar outra coisa a não ser estender minha estada na cama, mas vamos nós e antes de mais nada...

A QUESTÃO DO SALÁRIO
O ranca rabo  no final de semana se deu em razão do crédito do salário de uns e não de outros. Os contras aproveitaram para descer o sarrafo no Reni e os prós, em defendê-lo com unhas e dentes, o que é mais que normal. Uma coisa é certa, nem todos receberam no dia, quem possui conta na instituição que administra a conta da prefeitura, teve seu dinheiro creditado no mesmo dia, já os demais.

Eu acredito que cabe uma análise profunda do ocorrido junto ao banco pois existe uma propalada portabilidade que uns falam que não engana ninguém. Uma transferência eletrônica de uma instituição para outra é processada, sem em espécie, no mesmo dia. Isso qualquer um sabe. Oras, se inventaram a tal portabilidade (vejam se existe tal nome nas tabelas de tarifas bancárias) foi para justificar o injustificável e o banco ficou com o dinheiro por 5 dias sob sua guarda e dai? Isso é tirar o direito que todos tem de receber seus rendimentos na instituição que quiser, o resto á ato ditatorial. Fazenda Municipal, é bom ficar de olho nesses detalhes.

FIM DE FÉRIAS
Para os alunos e outros mortais. Os imortais deputados federais só em março, até lá vai se levando com a barriga. Voltando às aulas, ficamos sabendo que algumas escolas preparam surpresas à seus alunos, o que é um baita incentivo inicial. Por outro lado, a tarefa aumenta para alunos da quinta série pois teremos mais uma prova do IDEB e eu estou na luta, pois sei que o resultado que minha filha obtiver, estará diretamente ligada à atuação de sua professora e minha também, vamos ajudar.

Mas tão combatido no ano que passou em relação ao IDEB/2011 e aquilo que não serviu no passado, agora vem com outra roupagem, projeto de incentivo aos mestres se atingir a meta de 7,5 para o município. Oras, se foi ruim lá atrás e foi motivo de contestação por muitos, por que agora é bom?

O incentivo ao professor, seja ele na forma monetária ou não, deve ser objetivo anual dos administradores e não em ano de IDEB. Qual professor, exercendo sua atividade e estando satisfeito ão faria o possível para ter um ou vários alunos seus entre os melhores? Essa é uma questão óbvia e não depende de incentivos extras. E como disse ontem que promessas nada mais são que promessas, se atinge a meta e daí, o agrado vem? Pode ser que sim como pode ser que não.

A Secretária de Educação tem em suas todos os dados relativos à 2011. Tais dados, confrontando-se com o que vai ocorrer em 2013, pode servir de base para ver onde se melhorou, aquilo que foi mantido e aquilo que piorou e buscar alternativas não de caças as bruxas, mas sim ter conhecimento dos problemas ocorridos e dar apoio para que melhoras ocorram, para o bem de toda a coletividade.

FALA ALGUMA COISA DEPTO DE TI
O erro ao lado ocorre quando você tenta acessar o site da prefeitura de foz pelo endereço fozdoiguacu.pr.gov.br e a mensagem diz que o endereço solicitado não existe.

Para cessar o referido site, no momento o endereço é pmfi.pr.gov.br e lá ver (quase) tudo aquilo que procura no órgão público.

Não vi qualquer informação da prefeitura quanto ao problema que ocorreu (desde sexta feira passada) e qual o motivo da mudança de endereço. Eu que tenho os recursos necessários para acesso à página tive dificuldades, imagina que não tem. Quem for o responsável pela área e sabedor do problema, deveria ter informado à imprensa do mesmo e não deixar que as pessoas ficassem a espera da boa vontade. Desde que faço uso do site, acessei pelo endereço que hoje da erro, nunca tive problemas. Já pensaram o Google, por exemplo, mudar seu endereço assim ao bel prazer? Vamos respeitar o contribuinte pessoal!

CURTA E GANHE
O que prolifera no facebook são os chamados para curtir tal coisa e concorrer a prêmios. A bola da vez é um post para clicar num endereço da Apple e participar do sorteio de 17 (parece) celulares de última geração. O que ocorre é que a empresa americana não possui página oficial no facebook e nem em outra rede social, já foi inclusive matéria à respeito de marketing no passado. O que ocorre é alguém tentando ver a repercussão da mentira ou mesmo tentar instalar um APP que instale coisa nocivas em suas máquinas. Pessoal, nada vem de graça e excesso de seguidores em tais redes, não significa muita coisa em termos financeiros para a empresa não. Cuidado!

NÃO FAÇA NADA RENI
Isso mesmo, não faça nada de bom pois com certeza um próximo que entrar, se seguir os passos de uma pequena parcela da cidade, vai desqualificar tudo o de bom executado, que um exemplo?

Não sei por que cargas d'água, querem mudar o nome da Canja do Galo Inácio para Canja da Solidariedade. Eu acho que temos dois tipos de pessoas características aqui na city, umas tem a capacidade e visão para alguma coisa e outras não tem, se remoem de ciúmes, só pode! Oras, é Canja do Galo Inácio desde que surgiu qual a razão plausível de se mudar agora?

Ótimo dia chuvoso à todos.





quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Promessas, simplesmente promessas!

Por isso mesmo que uma boa espiada na realidade faz com que não sejamos vitimas dos diversos contos de sereia que teimam em fazer parte do cotidiano.


Depois de dias ausente do blog por questões profissionais em um momento e, por preguiça em outro, serviu tempo para se meditar à respeito de alguns assuntos e entre eles, aquele que causa a maior expectativa no momento, a nomeação para cargos públicos no novo governo.

Aquilo que se percebe é que muita gente que trabalhou arduamente em prol do candidato eleito, sendo relegado ao segundo plano e ao que parece, para que um partido seja reconhecido, é necessária a interferência externa, quando pela lógica deveria ser diferente. A coligação que elegeu os 3 vereadores do PSB e um do DEM só alcançou tal marca em razão da excelente votação obtida pelo PSC que sozinho, levaria um cargo na câmara e sendo assim, a composição atual seria outra.

Via cota do partidária, mas o partido não é um só se considerado a força dos votos. Sabe-se da questão da governabilidade e isso leva a uma reflexão da cidade como um todo, mas dentro do quadro que levou um grupo a vitória, tem muita gente de boa vontade, pronto para a luta e com extrema capacidade e o PSC vai, aos poucos, mostrando sua importância não para os políticos e sim para a sociedade como um todo.

Mas uma coisa que é certa e repetimos  na composição do governo é mister considerar a preferência para quem esteve do lado da campanha. Nomear adversários, não justifica e cabe outro lembrete aos vencedores e vencidos, ninguém ganha uma eleição sozinho, quem ganha é um grupo e assim sendo, justo que o mesmo grupo governe a cidade, sem interferência de CCs ou melhor, "Caça Cargos".

O GLORIOSO RETORNO
Aquilo que falei acima será mostrado nas nomeações que ocorrem a partir dessa semana e na próxima. Tem gente que foi oposição ferrenha e que será agraciado com um belo cargo enquanto aquele coitado dos bairros, aquele mesmo que sempre é chamado para o churrasco de linguicinha mas, nunca quando o cardápio é picanha, vai ver navios ou então com um cala boca de assessor de vereador ou coisa do gênero, se ocorrer, claro!

Para esses deixo um recado! O ano que vem aí está e não se esqueçam de hoje pois promessa sempre foi promessa nesse meio.

OH! VÉIO, COMO DIZ MEU FILHO
Pois é, mais um ano de vida se foi ontem. E a quantidade de felicitações via e-mail twitter, facebook, google+ até me assustou, não pensei ser tão conhecido assim. Mas tenham certeza, tenho um carinho especial por todos, independente de classe social ou seja lá o que. Sou chato às vezes, sei disso, se o tempo não corrigiu, não será a partir de agora ou será? Deus ilumine todos vocês. Mais uma vez, muito obrigado!

ÚLTIMA SEMANA DO HORÁRIO DE VERÃO, VIVA O EDIBAR...
Ótima semana curta à todos.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Uma operação com característica de reality show


Antes de mais nada, faço uso das  palavras do arquiteto Nilso Rafagnin, que ilustra bem aquilo que penso a respeito do tema. Ele disse em rede social que “Entendemos que o conceito de segurança deve se bem mais abrangente. Deve envolver uma melhor capacitação nos níveis superiores, nos níveis intermediários, dos setores de fiscalização das prefeituras, corpo de bombeiros e da própria cidade, no setor dos hospitais e defesa civil bem como no próprio planejamento de uma cidade ou de nossa região, como no nosso caso aqui, envolvendo a Região Trinacional.”

Todas as operações que visam a segurança do cidadão, seja ele turista ou não é obrigação do estado e a operação desencadeada na sexta feira que passou em Foz, onde várias casas noturnas não abriram e outras foram lacradas, pode ser visto de duas maneiras, a primeira é que o empresário deve obrigatoriamente estar não só com os documentos pertinentes a segurança do evento, como também de algo mais que venha a dar mais segurança ainda daquilo que é exigido por lei. Isso é fato e louvável a ação dos órgãos fiscalizadores.

A segunda forma de ver a operação é pelo ângulo da publicidade, nada mais que isso. Muitos não gostarão mais é uma realidade, que transmito abaixo.
Se não ocorre a tragédia em Santa Maria-RS, nada disso teria acontecido e, por isso mesmo, derruba a credibilidade dos citados órgãos.

Toda mundo está careca de saber e inclusive a Receita Federal, que todos os bares, zonas, botecos e os escambaus a quatro em Foz do Iguaçu vendem produtos oriundos do Paraguai ou da Argentina sem o devido recolhimento dos tributos e até Santos Dumont já sabia disso. Agora acordaram ou aproveitaram a operação que deveria ocorrer cotidianamente e só agora ocorreu e pior, sabe-se lá quando vai ocorrer novamente.

Não adianta aparecer com uma nota esclarecendo que isso já estava planejado a tempos e que o que houve foi uma incrível coincidência, não foi!
Usou-se uma episódio doloroso para todos para fazer aquilo que já deveria ter sido feito a muito tempo. Coisa que, para os responsáveis pela fiscalização, trata-se do cotidiano. Não passou de um mero espetáculo para a mídia pois tudo se ocorresse como deveria, o espetáculo seria evitado e o povo não teria que pagar horas-extras, pois os funcionários que lá estavam, fazem jus ao acréscimo.

Voltamos ao que disse o Nilso, “...envolver uma melhor capacitação nos níveis superiores, nos níveis intermediários, dos setores de fiscalização das prefeituras, corpo de bombeiros e da própria cidade, no setor dos hospitais e defesa civil...”

FALANDO EM FISCALIZAÇÃO
Só um lembrete direto dos Memesdo Iguaçu.. 

FOI-SE OLVIEDO
Tragicamente também foi o acidente aéreo que vitimou o candidato a presidência do Paraguai, Lino Oviedo, ocorrido na região dos Chacos no Paraguai no sábado passado. Perde o Paraguai como um todo já que foi um daqueles que lutou contra o período de ditadura comandada por Alfredo Stroessner. Muitos não gostavam dele, é claro, mas por outro lado uma boa parcela da população chora a perda de um líder e ´r ruim também aos brasiguaios, que sempre teve nele um aliado. Pêsames à nação do amigo país.

DEU NO LINGUA DI-TRAPO

Como diz aquele velho ditado, cada povo tem o governo que merece. Era só mesmo o que me faltava ler...

A semana vai ser corrida então vamos antecipar algumas horas. Fiquem em paz, ótima semana à todos.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O Paulo é mesmo o culpado?


Fui fazer aquele exame de consciência e cheguei a seguinte conclusão, eu não posso falar nada do ex-prefeito já que fui um daqueles que o conduziram ao governo a 8 anos atrás. Após 4 anos a frente do executivo veio uma nova eleição e ali pode se perceber que a mercadoria não era aquela anunciada, sendo assim votei em outro. Assim sendo, você chegou à votar nele num mirabolante projeto de novos tempos? Se sim, é corresponsável como eu.

Mas o pior de tudo isso é que os maiores responsáveis estão caladinhos. Não fomos nós que participamos, entre quatro paredes em um hotel na cidade, da reunião de definiu quem seria o candidato da aliança e seu vice, quando demos conta, já nos era imposto tal condição ou votava com eles ou seguia na mesmice. Sério, já tem gente com saudades do Samis pois, apesar de todos os defeitos, pelo menos o arrombo nos cofres foi microscópico perto do que se vê hoje.

Mas a turma que delegou ao Paulo a terrível tarefa de dar rumo a cidade,  não perceberam que o cidadão tinha características ditatoriais e, como correu, na primeira oportunidade meteria os pés no traseiro dos parceiros e faria ele a seu modo?  Pois é, o que se pode concluir é que hoje não devemos reclamar de nada e muito menos vir na mídia dizendo isso ou aquilo, o que se tem que fazer e quieto ainda, é resolver as coisas para corrigir um erro grave de opção (ou acordo) equivocado há 8 anos atrás, só isso.

Enquanto isso numa bela cidade após o dia 10


TARIFA DE ENERGIA ENERGIA ELÉTRICA
A Câmara analisa Proposta de Emenda à Constituição (PEC - 226/12), do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), que veda a inclusão do imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) na sua própria base de cálculo, é isso mesmo que nos apresentam, uma alíquota de 27% transforma-se em quase 40% por que o montante do imposto integra a base de cálculo.

Como são os maiores beneficiados, nenhum governador (eu disse nenhum) fez qualquer menção à respeito dessa dupla tributação. Nosso Brasil é uma maravilha mesmo.

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU NA ERA DIGITAL
Brasília, 29/01/2013 – Prefeitos de 80 municípios de todo o Brasil assinaram nesta terça-feira acordos de cooperação com o Ministério das Comunicações para a implantação do Projeto Cidades Digitais. O programa busca a modernização da gestão municipal e o desenvolvimento local por meio de uma rede de telecomunicações que vai interligar os órgãos públicos. A previsão é de que o projeto executivo para implantação do projeto nas 80 cidades selecionadas seja concluído até o fim de fevereiro.

O projeto Cidades Digitais prevê a implantação de infraestrutura entre os órgãos públicos, a instalação de aplicativos de governo eletrônico para gestão dos setores financeiro, tributário, de saúde e educação. Também inclui a capacitação de servidores públicos no uso dos aplicativos e da rede e a instalação de pontos de acesso livre e gratuito à internet para a população.
No Paraná foram contempladas as cidades de Assis Chateaubriand, Bandeirantes, Ibiporã, Palmas, Quatro Barras, Santa Cecília do Pavão, São Miguel do Iguaçu e Toledo.

Se os mirabolantes projetos anunciados em Foz\, com direito à foto e entrevista exclusiva, tivesse ido em frente, como estaríamos hoje messe quesito? Digitalmente falando, nem as câmeras de segurança funcionam na cidade imagina então internet gratuita ao povo.

AVANTE CAMARADA
“Lá se vai janeiro! Mais uma vez o dia amanheceu lindo, sinto uma vontade imensa de voltar as minhas atividades, mas é preciso paciência, o tempo tem que ser meu aliado! Aos amigos e amigas , digo que estou cada vez mais firme e não canso de agradecer ao Pai por esta nova chance! Um bom final de semana a todos!”

Essas são as palavras do Foster nas redes sociais ontem mostrando sua ansiedade pela volta aquilo que sempre dedicou sua vida, suas atividades. Nos idos de 80 o Foster era presidente do Floresta Clube e foi lá, nas rodadas de cerveja pós clássicos (sim, era uma época áurea e lá só tinha jogão) que tive contatos com o cidadão. Depois, como manda a vida, tomei outros rumos e tudo o que sei foi mostrado na mídia, alguns momentos favoráveis e outros nem tanto.

Mas mesmo assim Foster, como você mesmo disse, é necessário paciência e tendo ela como companheira, sua total recuperação é questão de tempo, não tão longo assim. Força!

NOTA DE SEPULTAMENTO
Hoje é o dia do enterro solene do Congresso Nacional. Os coveiros seriam os 300 picaretas que devem eleger Renan Calheiros (PMDB/AL) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para o Senado e a Câmara. 

Como no ano que vem term eleição, vou ficar de olho na atitude de nossos congressistas e se favoráveis a tal sacanagem, que vão pedir votos à PQP no próximo ano.


Um ótimo final de semana à todos.