sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

2012? Passa a Régua!


No novo governo, a farra continua???


Mas em final de mandato

Mais dinheiro na praça. Quem tem mais???

Enquanto isso na 6ª. Economia do mundo

E a ainda na 6ª. Maior economia

Mudando de assunto, você não acha que a lógica explica tudo???

O mensalão perdeu até pra Dengue...

O sonho dela, um pibão (quem tem?)

Eu sabia que o anunciado fim do mundo era golpe..

Falando nisso as coisas continuam na mesma no Brasil

Apesar dos supostos “problemas”, o povão manda

Acho que não é só em Fortaleza não..

O sorteio será na segunda, corram...

E se você ganhar?

Finalizando...

Até 2013, se Deus assim permitir...


quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Hora da retrospectiva ou prospectiva?

Fico com a segunda opção. Não que a retrospectiva não tenha lá seus valores, principalmente na vida pessoal, mas por que temos que olhar para o futuro quando falamos de nós mesmos. Quando o assunto vai para a política, relembrar fatos passados não ajudará em nada no futuro, eles não deixam.


No mais temos que agradecer a Deus pelos momentos de acertos maiores que os de erros no ano que se finda. Os acertos usaremos no sentido de melhorar atos e qualidades e os erros, para servir de alicerce para que tais não mais ocorram, mesmo sabendo que os mesmos são parte integrante da vida.

Na questão política, no Brasil como um todo não existe prospectiva para nada uma vez que o discurso maravilhoso continuará o mesmo e a prática mostrará sempre aquilo que já cansamos de ver. No estado será o ano de  dinheiro farto com vistas à eleição de 2014 e no município, bom no município!

Um prefeito foi eleito com um discurso que trás a esperança e seus atos pós eleições, tem atestado isso, apesar de que algumas promessas de campanha será concluído. Faz parte! O que se espera é um novo ciclo, um ciclo de projeções para que em um futuro próximo tenhamos uma base sólida de crescimento. Que surja um planejamento que seja de fato executado e não só uma peça decorativa que ilustra meios de comunicação. Torcemos sim pelo sucesso da empreitada e não será um mar de rosas não, é um caminho pavimentado de espinhos.

Do prefeito aos secretários, torcemos por muito empenho mas sabendo de antemão que a coisa não será fácil. Se de um lado aparece as necessidades básicas da população onde o consumo de verbas é grande, de outro temos as prioridades secundárias onde o dinheiro é escasso. Vamos ver como se sairão e gente já nomeada que sempre fez o papel de pedra, vamos ver como se sai na condição de vidraça.

Por outro lado temos a “nobre” câmara de vereadores. Bom, ali se pegar pelo passado, chega a dar medo e o pior é saber que membros da legislatura que se encerra, serão parte da próxima.

Digo isso baseado na quantidade de processos e denuncias que o atual prefeito, em final de mandato, responde na justiça e ai fica a pergunta, se alguém processou (seja quem foi) a casa de leis não enxergou nada errado? Eles por acaso não são remunerados para vigiar os atos do prefeito e Cia? Ou são parte da famosa “base de governo” ou traduzindo para um linguajar melhor, o prefeito faz e eles somente endossam e quando surge qualquer indício que possa comprometer o alcaide, jogam debaixo do tapete?

Já faz tempo que os eleitos para representar o povo, na missão de fiscalizar os gastos públicos, relegaram ao segundo ou até terceiro plano sua missão constitucional. Sabem que foram eleito para isso mas sempre fazem aquilo. Surge um grito aqui outro acolá mas nada que impeça a vontade do soberano em agir como bem entender.

Isso dito, não existe e nem pode existir uma prospectiva para eles, pelo menos no nosso modesto modo de ver a coisa mas tenham uma certeza, eu gostaria muito de estar errado.

POUCAS PALAVRAS PARA TAL ABSURDO
A banda da foto é a Chica Égua com letras de duplo sentindo, e muitas vezes de sentido direto, que levam as pessoas a praticarem gestos obscenos e fazerem apologias ao uso de drogas e desvalorização da mulher.

A coisa anda tão banalizada no Brasil, em todos os sentidos, que não estranhem se em pouco tempo tal ridículo venha aparecer na televisão com o apoio de uma meia dúzia dizendo se tratar de gesto cultura ou "chupada artística".

Autoridades nordestinas já se movimentam contra tais atos e para quem quiser ver o que rola em Terezina-PI, basta ver a reportagem AQUI.


Obrigado à amiga Grace Olsson pela informação que no meu modo de ver as coisas, deve ser levada adiante, para que possamos nos prevenir no futuro. 

Curtam na paz o que resta da última semana quase cheia de 2012

sábado, 22 de dezembro de 2012

Parque Nacional do Iguaçu reserva passeios inesquecíveis para visitantes

Aproveite o verão e venha passear no Patrimônio Mundial Natural

Há diversas formas de passear, sentir e curtir o Parque Nacional do Iguaçu.  O turista que gosta de aventura e deseja uma interação maior com a natureza, a Cataratas do Iguaçu S.A sugere sete passeios inesquecíveis para realizar no atrativo. São eles: Trilha Poço Preto, Macuco Safari, Voo Panorâmico, Trilha das Bananeiras, Rafting,  Rapel e Arvorismo.

Com a chegada do verão, em 21 de dezembro, os passeios ficam ainda melhores. As “viagens” são recheadas de aventuras no Rio Iguaçu, próximo às quedas das Cataratas do Iguaçu; na mata da unidade de conservação, no céu e sobre as rochas debruçadas para as quedas d’ água. São momentos de muita emoção e contato com a natureza.

A Trilha do Poço Preto oferece um trecho de 9 km de estrada de chão dentro do Parque Nacional. O caminho pode ser percorrido à pé, de bicicleta ou de carro elétrico.  Guias bilíngues acompanham as pessoas e falam sobre as curiosidades do lugar. A trilha relembra o caminho que os índios da região usavam para contornar as Cataratas do Iguaçu.

O Macuco Safari é indicado para quem curte fortes emoções. O desafio começa com um trajeto de carro elétrico, o que permite uma boa visão da mata. Na sequência os visitantes precisam caminhar em uma trilha de 600 metros que chega até cachoeira de Salto Macuco. E em questão de minutos, os turistas estarão a bordo de um barco para um “banho nas cataratas”.

O turista também tem a opção de olhar, admirar e registrar toda esta grandiosidade de cima com o Voo Panorâmico da Helisul. Os helicópteros fazem sobrevoos nas Cataratas, Parque Nacional do Iguaçu, Usina Hidrelétrica de Itaipu e Marco das Três Fronteiras.  São voos de 10 e 35 minutos. O voo de helicóptero exclusivo sobre as Cataratas é uma das atrações mais procuradas.

A Trilha das Bananeiras alia caminhada de 1,5 km em estrada de chão e passagem pelo Rio Iguaçu. O percurso pode ser feito à pé ou em veículo elétrico. Durante o trecho é possível visualizar pequenas lagoas, onde são encontrados pássaros de hábitos aquáticos e muita vegetação. A atração combina navegação em barcos a motor pelo alto do Rio Iguaçu e no retorno remada com caiaques infláveis.

Se o visitante quiser mais adrenalina o Rafting é uma boa pedida. O passeio começa com uma caminhada de 20 metros para acessar a área dos botes. A descida das corredeiras é realizada em botes com capacidade para dez a seis pessoas. O trajeto possui 2 km de corredeiras radicais e 2 km de águas calmas. É possível nadar e fazer flutuação. A aventura é coordenada por pilotos ligados à Confederação Brasileira de Canoagem, responsável pelo remo central.

O Rapel é a certeza do frio na barriga. Para chegar à área do Rapel é preciso seguir uma trilha de 360 metros suspensa por dentro da mata até a plataforma principal. A descida a partir da plataforma é de 55 metros com vista para as Cataratas. A técnica empregada é a do Rapel Negativo. O praticante não encosta as pernas em paredes ou rochas, o que faz da descida uma aventura muito mais emocionante.

O Arvorismo é uma aventura com caráter mais ecológico. O Arvorismo realizado no Parque Nacional do Iguaçu está estruturado em segmentos: Elementos Baixos, Elementos Altos e o Muro de Escalada artificial. Todas as atividades podem ser realizadas individualmente ou em grupos. Além da diversão, a prática esportiva estimula a concentração, força e estratégia.

Depois de tanto esforço será preciso repor as energias. Uma dica é experimentar as especialidades gastronômicas do Porto Canoas. O cardápio do restaurante é de dar água na boca. Ele conta com 17 tipos de saladas, 10 pratos quentes, 3 tipos de carnes e várias sobremesas de encher os olhos e agradar os paladares mais exigentes. O Porto Canoas fica às margens do Rio Iguaçu, num deque debruçado bem pertinho da Garganta do Diabo.

É impossível realizar todos os passeios no mesmo dia.  É recomendado visitar o atrativo com calma para aproveitar ao máximo os lugares e as aventuras.

Cataratas do Iguaçu S.A
www.cataratasdoiguacu.com.br
turismo@catarataspni.com.br
(45) 3521-4400

Interaja com a Cataratas do Iguaçu S/A:
www.facebook.com/concessionaria.cataratas.sa
@cataratas_sa

Cataratas do Iguaçu S/A 
A concessionária foi criada para incentivar o turismo em unidades de conservação no Brasil e ajudar a preservar suas belezas naturais. É uma empresa 100% brasileira, com tecnologia única na administração de serviços turísticos no Parque Nacional do Iguaçu (PR), no Parque Nacional Marinho  Fernando de Noronha (PE) e no Parque Nacional da Tijuca (RJ). Já são doze anos de experiência em gestão ambientalmente correta. A Cataratas do Iguaçu S/A é um modelo para o país.

Fonte: (Assessoria de Imprensa da Cataratas do Iguaçu S.A)

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Estamos fechando para balanço

Nos últimos dias de 2012 e como de praxe quase tudo para nessa época, vou dar uma pausa também e aproveitar o tempo ocioso para analisar aquilo que passou, pegar aquilo de bom que aconteceu como ponto positivo e usar os tropeços como exemplo para o ano seguinte.

Até a virada do ano, devo voltar aqui mais uma vez após as comemorações natalinas falando aquilo que penso para 2013. No mais, estarei trabalhando em novos planos pois mudar, às vezes, é preciso.

Muito obrigado aos meus amigos pelo carinho no ano que passou e, se cometi qualquer deslize, tenham a certeza que não foi proposital. Boas festas!


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sucessão na Base do Conta Gotas


É assim que vai se desenrolando o processo de transição para a prefeitura de Foz. De um lado, o prefeito eleito vai aos poucos divulgando o nome dos próximos secretários e de alguns diretores. Uns escolhidos para dar sequência no trabalho desenvolvido nos 8 anos de governo Paulo Mac Donald, como o caso da educação.

Por outro lado, é na base de conta gotas que ele vai tomando conhecimento do arrobo financeiro nas contas municipais. A gente imaginava um estrago financeiro mas nunca uma catástrofe financeira. Vamos ver como ele vai agir.

Isso atrapalha as promessas de campanha, principalmente aquelas promessas feitas para solução no curto prazo. O povo não quer saber, prometeu, se vire!
Tem o caso da entidade que administra o Hospital Municipal e uma suposta dívida de 13 milhões que poderá ser quitada pela quantidade 8 milhões. 

Não estou a par ou a informação dada pelo Reni Pereira é vaga. Mas se a instituição aceita quitar o débito por 8 milhões, com quase 50% de desconto, e justo contra o poder público, abra o olho, aí tem coisa e não cheira nada bem.

As más línguas, sempre elas, informam que o homem eleito tem medo até de olhar as coisas pelos lados do horto municipal. Até lá deve ter coisas.

DE NOVO, GILMAR PIOLLA
O jornalista Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional e presidente do Fundo Iguaçu, recebe hoje, num jantar em São Paulo, o título de Personalidade do Ano no Prêmio Caio 2012, a mais importante premiação da indústria brasileira de eventos e do turismo nacional.

Ele disputa ainda o Grand Prix, com o coordenador de Promoções e Merchandising da Petrobras, Diego Pila, e a gestora de Eventos da PespsiCo do Brasil, Eliane Taunay. O nome do vencedor vai ser anunciado também durante a solenidade.

PCdoB COM NOVO PRESIDENTE
Assume a presidência do PCdoB no Paraná, i vereador reeleito de Foz Nilton Bobato. Ele ocupa o lugar do vice-prefeito Chico Brasileiro que se afastou da sigla para resolver problemas pessoais. É mais um desafio e tanto para esse político que aos poucos vai ocupando seu espaço na política nacional. O partido está em boas mãos.

PARTIDO COMPANHEIRO
O diretório nacional do PT recusou sexta passada, proposta de um de seus membros para não reconhecer o resultado do julgamento do mensalão e empreender uma campanha de rua contra o STF (Supremo Tribunal Federal). Mas por outro lado, “...diversos colegas já falam em fazer uma cota para arcar com as multas, consideradas desproporcionais, fixadas pelo tribunal.”

Já que o partido está de coração mole, vale lembra-los que a fiança ao Cachoeira foi fixada só em 20 milhões. É ou não é uma moleza.

O MANTEGA CAI QUANDO? SE CAIR, LEVA A DILMA!
A ficha já caiu para quase todo mundo. A política econômica do governo Dilma é terrível. Excessivamente intervencionista – consequência da ideologia arrogante daqueles que pensam ser possível controlar os mercados de cima para baixo –, a postura do governo afugentou os investidores, enquanto a estratégia de estimular o consumo com o crédito público já se esgotou.

SEMPRE SE DÁ UM JEITINHO
Ex-vereador de Mucuri (BA), após renúncia e com dois processos nas costas, Agripino Barreto (PR) cruzou a divisa e se elegeu prefeito da pequena Serra dos Aimorés (MG).

COMO É BELA A VIDA NA CAPITAL FEDERAL
Chamou a atenção palaciana em Brasília: uma servidora da Secretaria Nacional Antidrogas comprou fazenda no Texas.

197o. DO NASCIMENTO DE ADA LOVELACE
Ada Byron King, a condessa de Lovelace, homenageada hoje nas páginas do Google, foi uma das poucas mulheres a figurar na história do processamento de dados. Nasceu em Londres, no dia 10 de Dezembro de 1815. O seu nome de batismo foi Augusta Ada King, Lady Lovelace para a posteridade. O seu pai era Lord Byron, um poeta muito famoso, e sua mãe era Anne Isabelle Milbanke, da qual adquiriu o amor pela Matemática.

Transitando com a mãe pela nobreza intelectual londrina, foi levada por Mary Somerville, uma tradutora de trabalhos científicos em Cambridge, para conhecer (1833) Charles Babbage, professor de matemática em Cambridge, conhecido como o inventor da Difference Engine, uma máquina de calcular que operava com elementos finitos.

Ada foi educada como muitos aristocratas da altura, através de tutores pessoais. Manifestou desde logo uma enorme aptidão para a Matemática. Seus estudos mais avançados foram feitos sob a supervisão de De Morgan. Então, ela utilizou seus conhecimentos matemáticos para criar programas para a máquina de Babbage, tornando-se a primeira programadora de computador do mundo. 

Inventou o conceito de subrotina: uma seqüência de instruções que pode ser usada várias vezes em diferentes contextos. Ela descobriu o valor das repetições - os laços (loops): deveria haver uma instrução que retornasse a leitora de cartões a um cartão específico, de modo que a seqüência pudesse ter sua execução repetida. Ela sonhava com o desvio condicional: a leitora de cartões desviaria para outro cartão "se" alguma condição fosse satisfeita.

Nos anos 70, a linguagem ADA foi desenvolvida e batizada em homenagem a Ada Lovelace. É baseada em PASCAL, sendo uma linguagem desenhada para ser legível e facilmente mantida.

Infelizmente essa brilhante cientista morreu de câncer, no dia 27 de Novembro de 1852, com apenas 37 de idade, e foi enterrada ao lado do pai que ela nunca conheceu.


FALANDO EM INFORMÁTICA, FIQUE ATENTO
Um novo tipo de golpe praticado por cibercriminosos vem causando problemas a usuários de computador ao redor  do mundo.

O chamado ransomware, ou sequestro de informações, consiste em infectar o computador alheio com um vírus que bloqueia o acesso à internet ou às informações contidas no PC. Após ligar o computador, o usuário recebe uma mensagem, geralmente assinada pelo FBI, Anonymous, ou alguma agência de segurança, informando que deve pagar uma multa para que o acesso seja normalizado.

Segundo especialistas em segurança online, o golpe vem afetando cada vez mais usuários e causando prejuízos de mais de 5 milhões por ano. A companhia de segurança de softwares Symantec identificou cerca de 16 grupos de cibercriminosos em atuação.

Curiosamente, na maioria dos casos o usuário opta por pagar a multa. Porém, o acesso não é restabelecido. A alternativa é chamar um técnico em segurança para remover o vírus, o que pode causar a perda de todos os arquivos, já que a melhor forma de livrar um computador de um vírus é apagar todas as informações contidas.

Os especialistas em segurança estão trabalhando para rastrear os grupos de cibercriminosos. A Symantec, por exemplo, conseguiu rastrear um grupo que infectou mais de 500 mil computadores em um período de 18 dias. Mas, mesmo que tais grupos sejam identificados, prendê-los será uma tarefa difícil.

Portanto meus caros, cópia de segurança de seus arquivos e muito cuidado com aquilo que abrem no ciberespaço.

Ótima semana à todos.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Hoje é o dia da “grande” homenagem


Será realizada hoje, em sessão solene no Tribunal do Júri do Fórum de Justiça de Foz do Iguaçu, a entrega do título de cidadão honorário ao presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Miguel Kfouri Neto. A honraria proposta pelo vereador e atual presidente da casa Edilio Dall’Agnoll se fundamenta na conquista do terreno onde será construído o novo Fórum de Justiça de Foz do Iguaçu, também intercedeu pela criação de duas varas de juizado da fazenda pública e de duas novas vagas de juiz substituto na comarca local.

No nosso modo de pensar e estando o agraciado na condição de presidente de um tribunal, entende-se que não fez nada mais que sua obrigação que é dar condições de trabalho aos usuários dos fóruns espalhados Paraná afora. É notório que nosso Fórum de Justiça é considerado uma calamidade e que a atual situação não poderia continuar por muito tempo e pelo que arrecada o órgão nada mais justo que nova casa seja construída mas sabe-se lá quando.

Por outro lado, o agraciado é o mesmo que pleiteia aumento abusivo (e bota abusivo nisso) nas taxas cartorárias, com a esfarrapada desculpa de que a não aprovação do aumento, causará perda de arrecadação pela justiça paranaense. Cortar as mordomias de desembargadores para equilibrar o caixa  não se toca no assunto e tal não é nem sequer citado pois existe uma turma de idiotas que são obrigados a pagar pelo serviço.

Claro que a honraria foi proposta antes do pleito do referido aumento, mas mesmo assim ele não fez nada mais que sua obrigação e por isso mesmo é um título mal dado e nem paranaense o cidadão é. Só falta agora honraria para a Rosemary Noronha por bons serviços prestados a...

FALANDO EM HONRARIAS

Sem entrar no mérito da questão do merecimento, mas a concessão de tais títulos em Foz na atual legislatura deve ser recorde nacional, não?

COTA PARA EXERCÍCIO DA ATIVIDADE PARLAMENTAR
Vasculhando a vida parlamentar do “nosso” deputado federal Giacobo, cheguei na informação onde é mostrado mês a mês, quanto foi gasto pelo mesmo na sua cota para o exercício da atividade parlamentar. O montante gasto entre Janeiro/12 à Novembro/12 atingiu o montante de R$ 315.798,73. Vejam no quadro abaixo, quando foi gasto no período por tipo de gastos. 

Ainda, conforme o portal da câmara federal, podemos ter acesso as proposições e projetos de lei apresentado pelo deputado.
Em 2011, 4 apresentações.


Já o desempenho em 2012 foi pior, somente 2
. 
Resumo da ópera, não esta saindo muito caro para o Brasil isso não?

MENSALÃO NO FINAL, QUANDO COMEÇA O ROSEMEIRÃO?
“O relator do julgamento do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, determinou na sessão desta quinta-feira (6), no STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília, a perda do mandato dos deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT), como efeito da condenação no processo. Barbosa também determinou a cassação do mandato de José Borba (PP), atual prefeito de Jandaia do Sul (PR).”, informa o Uol notícias.

Já o revisor Lewandoswki (sempre ele), divergiu de Barbosa e, em seu voto, defendeu que a Câmara dos Deputados decida o futuro dos parlamentares.

Sendo assim e com o voto secreto na casa de leis e o corporativismo que lá existe, os deputados continuarão usufruindo das benesses do cargo. Azar mesmo do José Borba que vai dançar “solito”. Isso já não é mais uma vergonha, é baixaria explicita!

E A PROPAGANDA, COMO FICA?
A divulgação nesta quinta-feira (6) do IGC (Índice Geral de Cursos), que avalia o nível dos cursos e instituições de ensino superior, revelou que entre 2.136 universidades e faculdades avaliadas no país, apenas 27 atingiram o conceito máximo de qualidade atribuído pelo MEC (Ministério da Educação) e nenhuma delas, seja pública ou privada, é do Paraná.

QUE É ENROLAÇÃO NÓS JÁ SABÍAMOS, SÓ O POVO QUE NÃO
A revista britânica The Economist levantou o tom contra a presidente Dilma Rousseff e engrossou o coro dos que pedem a cabeça do ministro da Fazenda, Guido Mantega. A publicação disse que a economia brasileira é uma “moribunda criatura”, chamou a presidente de “intrometida-chefe” (em referência às intervenções do Estado no mercado) e acrescentou que, se ela fosse mesmo pragmática, “deveria demitir o senhor Mantega”. Vejam as frases:

“Apesar dos esforços oficiais cada vez mais frenéticos para estimular (a economia brasileira), a moribunda criatura cresceu apenas 0,6% no terceiro trimestre – metade do número previsto por Guido Mantega.”

“A preocupação é de que a presidente seja, ela própria, uma intrometida-chefe. Ela insiste que é pragmática. Se for, deve demitir o senhor Mantega, cujas projeções otimistas demais perderam a confiança dos investidores e nomeie uma nova equipe capaz de ganhar a confiança das empresas.”

“Ainda mais do que Luiz Inácio Lula da Silva, a senhora Rousseff parece acreditar que o Estado deve dirigir as decisões do investimento privado. Tais micro-intervenções  derrubam a confiança na política macroeconômica.”

O pior que em suas andanças pelo mundo, nossa presidente teima em tentar ensinar os outros como fazer uma economia andar. Não dá, né Dilma!.

ALÔ PESSOAL DO TURISMO...
O suíço Roger Federer, considerado o melhor jogador da história do tênis, está em São Paulo para um torneio de exibição batizado em sua homenagem no Ginásio do Ibirapuera. Dono de 17 títulos de Grand Slam, ele celebrou sua primeira viagem ao Brasil e se disse nervoso para corresponder às expectativas da torcida antes do início dos jogos.

E conforme informação extraoficial, ele deve realizar um de seus sonhos em terras tupiniquim, conhecer as Cataratas do Iguaçu.  Se realmente vier, vamos dar uma recepção calorosa à ele. Só ganhamos com isso e não só com ele, mas com todos.

Ótimo final de semana...




quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O pedágio absurdo não é suficiente para duplicação da 277


No próxima segunda-feira(10) a Ecocataratas deverá liberar para o tráfego metade do percurso da duplicação entre Medianeira e Matelândia. O percurso é no sentido Medianeira/Matelândia e atendendo o prazo contratual, a obra deverá ser encerrada no próximo mês de junho.

Até ai, tudo bem. O que chama a atenção é que o custo da obra deverá ficar na casa dos R$ 49 milhões e a concessionária não sabe como esses recursos serão devolvidos aos cofres da empresa. O que se sabe, segundo o DER, é que tais valores irão compor a planilha de custos na base contratual e o que significa isso, aumento muito além dos índices inflacionários.

Quer dizer que, quando o “baixa ou acaba” assumiu o governo deixou tal legado à população do oeste? E o acordo que fez Beto Richa para a duplicação do referido trecho foi nos moldes “faça aí que o povo paga?”

Eu acho um verdadeiro absurdo. Bom, as informações que comentei aqui e a foto foram subtraídas do Blog doPimentinha. É o Cesar Berger mandando ver no noticiários da região de Matelândia. 

UM PEQUENO SER NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA A SUCESSÃO
Isso mesmo, ele não quer saber em quantas andas a sucessão municipal, sem tem dívidas ou não e não está nem um pouco preocupado se o novo presidente da câmara será aliado ou não do prefeito. Ele se preocupa com algo muito mais importante, para ele.

A pequena figura atende pelo nada simpático nome de aedes aegypti e torce muito para que você esteja desatento com seu quintal e, como é de praxe, com o do vizinho. 

Vamos fazer nossa parte e alertar o maior número possível de pessoas.

FALANDO EM ALERTAR
O governo municipal deveria, seja em final de mandato ou não, ter disponível verba para campanha publicitária alertando a população quanto ao perigo da doença, mas isso não ocorre. Dinheiro para mostrar obras e outros feitos jorram e quando se precisa, que é assunto de suma importância, fica nas entrevistas e notas em jornais que quem deveria ler não lê. Isso é aplicar mal o dinheiro público.

FALANDO AGORA EM APLICAR MAL
Nossa atenção se volta ao legislativo. O dinheiro gasto em propaganda televisa chamando a população para participar das sessões plenárias é um tipo caso de dinheiro mal aplicado. Oras, pelo horário que elas ocorrem, quem de direito deveria saber que o povo politizado trabalha, Lá aparece assessores, aposentados, desempregados ou profissionais de imprensa no cumprimento do seu dever. Tal verba não seria mais útil alertando a população quanto ao risco da dengue ou outro problema que venha a surgir?

PENSAMENTO
“Quando se perde a esperança, perde-se a última alternativa, perde-se o sonho, perde-se a razão de tentar, deixa-se de viver, passa-se a existir, renuncia-se ao protagonismo, assume-se a figuração, passamos a ser parte da paisagem, passamos a ser moldura, deixamos de ser ato e viramos fato passivo, rifamos o nosso lugar, renunciamos a nós mesmos.” Adolpho Luce.

Uma ótima quinta à todos. Vamos correr pois só temos 8 horas...


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O caso presidência da câmara

E a novela presidência da câmara cada dia apresenta um capítulo diferente. Está do tipo “quem matou Odete Roitman”, todo mundo chuta, mas o autor da “novela”, se é que tem, cada dia solta uma possibilidade diferente.


Sem querer opinar mas já opinando, torço para que a chapa encabeçada pelo Zé Carlos logre êxito e faça uma administração nos moldes do Vitorassi. Isso por que a alternância do poder é salutar e segundo a atual mesa diretora ficou devendo e não vai deixar saudades. Mas vencedor Sr. Zé Carlos, faça da internet a plena transparência, onde a população fique a par do que está acontecendo e que os projetos em votação no plenário seja disponibilizado para análise geral da comunidade em arquivo PDF, assim como o texto final aprovado. E outra coisa, a regra de um bom site, começa sempre pela facilidade de navegação e localização das informações, caso contrário é meia transparência.

DIRETO DA CÂMARA
Segundo oficio nº 479/11-GP encaminhado à Câmara em 11 de setembro de 2011, a prefeitura informou que a Fundação Cultural e a Secretaria Municipal de Turismo estavam realizando os estudos iniciais para definir a programação oficial relativo ao centenário do município que ocorre em 2014. Por acaso, alguém sabe em que pé está a coisa um ano após? Mais um abacaxi pro Reni descascar?

GLEISI, E FOZ???
Deve estar faltando projetos ou articulação política. Informa o jornalista Fábio campana que a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro do Turismo, Gastão Vieira, assinaram ontem, termo para liberação de cerca de R$ 10 milhões para o Paraná, dentro do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) do Governo Federal.

São várias obras e todas dependem que o Estado  apresente os projetos e o pagamento dos valores será feito de acordo com as execuções das obras.
Para não fugir da normalidade, todos os recursos estão direcionados ao litoral paranaense, que necessita é claro, mas não sei se ando mal informado mas já faz muito tempo que a gente não vê verbas do governo federal pra Foz. Se existe, me avisem!

O ENTALADO AZARADO
O coitadinho da foto resolveu fugir de uma prisão em Goiás e acabou ficando entalado no buraco feito na parede.
No mínimo cabe uma ação dos direitos humanos contra administração prisional em razão da alimentação fornecida, que deixou o pobre rapaz um pouquinho mais saliente, tendo que passar por uma situação constrangedora. 


BLACK FRIDAY
Está previsto para hoje a divulgação do resultado final do Black Friday Cataratas, encerrada ontem na tríplice fronteira. A previsão é que a marca esperada, em torno de 400 milhões de dólares não seja atingida, mas os organizadores acreditam em algo superior aos US$ 300 milhões.

Como disse a turma da língua solta, se até chipa, mandioca e outras iguarias tinham desconto, acabou sendo bom para todos. O próximo deve ocorrer em maio, data que antecede o dia das mães.

E O GALDÉRIO SE DEU MAL???
Pois é, a PF pegou um galderio em traje de gala, transportando uns quilinhos de crack. De viola em punho, dizem às más línguas que ele apelou aos policiais mais ou menos assim “Mas bah tchê, prende a droga e deixa eu ir que ponteio um do Teixeirinha pra vocês gurizada”

Deve estar ponteando até agora na cela da PF.

FALANDO EM CADEIA
Suzane Von Richthofen consultando o advogado:
- Eu tenho alguma chance de ser absolvida?
- Só se for julgada pelo Congresso Nacional.

Ótima quarta à todos...





terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Impostos, a bola da vez


Kate, a esposa do príncipe inglês Willian, está com hiperêmese gravídica que é um excesso de vômito e forte náuseas durante a gestação. Com isso, é necessário que ela receba hidratação e que tenha uma alimentação reforçada.
Juro que nunca tinha ouvido falar nisso. A esmagadora das mulheres quando em fase de gravidez, no máximo toma um chazinho e um repouso e vai à luta em seguida. Será que tal doença é provocada pela vida sustentada com impostos?

A modelo Louanna Adrielle Castro Silva, de 24 anos,  morreu ao fazer uma cirurgia para colocar silicone nos seios, em Goiânia. Aqui não entra impostos mas entra poder aquisitivo. Será que a vida vale menos que a vaidade? Calma mulherada, perguntar não ofende!


Seguindo a toada, tem um projeto de lei no congresso que promete acabar com a farra dos supersalários no serviço público. Olhando a proposta com carinho, podemos concluir que é um projeto para manchete e fotos em jornais, do que adianta lei para determinar teto salarial se os “por fora”, tipo gratificações, anuênios, quinquênios e semanauonênio corre solto? Pois é, nesse caso de usa os impostos.

Quem disse que o filé já faz muitos anos não são os cargos eletivos. O prefeito eleito de Cuiabá(MT) tirou de seu próprio bolso a bagatela de R$ 6 milhões para custear campanha. Isso, aplicado na poupança, rende R$ 30 mil por mês, será que o retorno será maior? Lembrando que lá o salário do prefeito em setembro era de R$ 14.800 sendo assim vamos alisar os impostos!

Lendo a última edição do O Iguassu (nas bancas), li que a historiadora Anita Prestes narra que o PCdoB faz falsificação da história dos comunistas brasileiros. Oras, Sra. Anita, o conteúdo do seu texto demonstra com clareza que nada mais é que a caça por “cadinho” de impostos, como diz o mineirinho...

O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, recebe apoio de lideranças do PT e militantes em ato político na noite ontem, em Curitiba. Cerca de 100 pessoas participam do evento, intitulado “Ato em defesa dos direitos do PT e dos direitos democráticos”. Participantes discordam de decisão do STF e pedem anulação do julgamento do mensalão no STF. Estou com eles, como será a vida longe dos impostos? Coitadinho!

A presidenta Dilma Rousseff minimizou hoje os problemas apontados pela Fifa na organização da Copa de 2014 e disse que o país fará “a mais bem organizada e a mais alegre competição de todos os tempos”. Dilma discursou na cerimônia de sorteio dos grupos da Copa das Confederações, que será realizada no Brasil no próximo ano, como espécie de teste para o mundial de futebol. Pois é, um caso sublime. Era para ser com investimentos privados e agora são tocados com, nossos impostos.


Falam as más línguas que o prefeito de Foz, Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), viajou ontem para Brasília. Somado ao compromisso de fazer o encerramento de relatórios, umas das preocupações é a de conseguir R$ 2,8 milhões para realizar o pagamento do 15º salário dos professores. Tá vendo, prometeu e gastou mal os impostos, dá nisso!

O projeto do Veículo Elétrico sobre Trilhos (VLT) para Foz do Iguaçu será defendido hoje, em Brasília, pela equipe da Itaipu Binacional, junto ao Ministério das Cidades. “O projeto foi elaborado pela Itaipu em parceria com a Foz Trans”. Bom, serão utilizados os impostos mas como não se trata de benefício de uma só turma, será que sai mesmo?

Falando em impostos, é cruel ver o melancólico fim de uma legislatura que passou 4 anos dizendo amém ao imperador e entregando honrarias, salvo a atuação de um ou outro parlamentar que procurou mostrar serviço. Ahhhhhhh meu dinheiro!!!!!!!

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) afirmou que “A impressão de que há mais corrupção agora não é real. O que há mais agora é que as coisas não estão mais embaixo do tapete”. Isso mesmo, saiu debaixo do tapete e veio a tona na maior cara de pau. Tributos e mais tributos, mudando a expressão do tema um pouco.

A relação impostos/mordomias é extensa. Criem as suas e uma ótima terça à todos.




segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ficar passando a mão na cabeça dá nisso

Mais uma jovem entre tantos adolescentes que de forma prematura nos deixam vítimas da violência urbana. Fica aqui a questão, até quando vai isso?


Toda consequência tem suas causas e a questão de maioridade está diretamente ligada nesses casos. O rapaz é de menor, não é responsável pelos seus atos (mas pode votar) então deve passar por um internação e receber tratamento sócio-educativo que, na prática, não está resolvendo absolutamente nada.

Eles sabem, melhor que muita gente, quais são seus direitos e assim agem da forma que mais convier e ninguém pode fazer nada, principalmente os pais. O sistema deve ser tal que o menor, sendo criado para a prática de ilícito – sim, eles começam muito cedo – tenha ciência que se pego cometendo qualquer tipo de crime, não terá moleza ou ficará somente alguns dias preso. Ele tem que ter medo. Se não tem, quando atinge uma idade mais avançada, não tem mais jeito, comentem barbáries por motivos fúteis, como ocorreu no final de semana, onde uma jovem de 16 anos foi assassinada supostamente por ciúmes de seu ex-namorado. Isso é motivo?

Muita coisa tem que mudar no Brasil, apresar de todos os esforções dos núcleos policiais eles estão sendo gradativamente dominados pela marginalidade e quando a coisa estoura, é complicado e muito mais caro reverter a situação, São Paulo e Rio de Janeiro são exemplos.

PETIÇÃO ON-LINE, VOCÊ JÁ ASSINOU?
Existem três pontos que precisam de viadutos urgentemente em Foz do Iguaçu. Todos estes pontos envolvem passagem pela BR-277 e são os seguintes: trevo da Av. Paraná; trevo do CTG Charrua e conversão da Costa e Silva. Cabe fazer a ressalva que o governo do estado já fez a licitação para o início das obras no trevo da Av. Paraná, entretanto não existe ainda planejamento para o os outros dois pontos. Cabe lembrar que além das filas de trânsito e do estresse, estes pontos são extremamente perigosos. Foz é uma cidade turística por excelência e dona de uma das sete maravilhas da natureza: as Cataratas do Iguaçu. Possui uma das obras de engenharia mais extraordinárias do século XX: a Usina Hidroelétrica de Itaipu. É muito incoerente que esta mesma cidade não dê aos seus cidadãos as condições de segurança adequadas de passar pela BR-277 que atravessa a cidade.

Por isso mesmo foi lançada uma petição apartidária para que possamos demonstrar as nossas autoridades nosso descontentamento. Por uma causa nobre, perca 2 minutos e ajude a cobrar tais melhorias, acessando Viadutos Foz e avise os amigos.

E TEM MAIS
Assine também e avise os amigos à respeito da petição que cobra melhorias no nosso Bosque Guarani cujo espaço no coração da cidade sempre foi relegada ao segundo plano. É um espaço arborizado, de fácil acesso e que está sendo subutilizado. Vamos cobrar de nossos governantes para que mantenha o local adequado e que seja criada política de bom uso do mesmo, para o bem da população. Assine em Bosque Guarani.

Não temos Guardas Municipais na parte da noite (nem do dia), Faltam animais, Falta profissionais de todas as áreas, Falta reforma nas grades e na calçada, Faltam avisos e informações, Falta uma limpeza interna no mesmo para tirar árvores velhas, podres e algumas já caídas para plantarem novas e atualizar o ar do mesmo, dar uma cara nova! Vamos juntos reinventar o Bosque e tornar-lo exemplo estadual de cuidados, beleza e utilidade ambiental ecológica municipal/estadual!!! Assinem...

POLÍTICO FAZ DE TUDO PARA EXPLICAR O INEXPLICÁVEL
Conforme analistas de plantão, era dado como certo o veto da presidente Dilma aos artigos que causavam dano aos estados produtores  na questão dos royalties do petróleo.

Uma parte sustenta que não existe quebra de contrato na questão porque não há contrato entre Estados e petroleiras definindo quanto cada um recebe: existe uma lei que em tese pode ser alterada.

Já técnicos do governo sustentam que existe a questão do “direito adquirido” (sempre invocada para justificar interesses) pelos estados produtores e a briga fatalmente iria acabar no STF e pelo andar da carruagem, os estados levariam a melhor.

Lógico que tal partilha é de interesse de estados e cidades não produtoras mas não naquilo que já vem sendo feito há um bom tempo. Propõe a presidente que os novos contratos do pré-sal (que nem existe ainda) tenham a totalidade dos royalties distribuídos somente na educação e ai surgirá um novo impasse, e as demais áreas como saúde e segurança?

Bom, debate a parte, o texto foi feito para rir, se não for motivo para chorar, quanto ao comentário do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), sobre o veto presidencial à redistribuição dos royalties do petróleo: “Ao anunciar, em nome da presidente Dilma, o veto ao repasse dos royalties do petróleo para 25 estados, prejudicando sobremaneira o Paraná, a ministra Gleisi Hoffmann ficou do lado dos governadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, contra a maioria dos paranaenses e da maioria dos brasileiros”.

Deputado, só uma questão, quem define é a Gleisi ou a Dilma. Mudaram agora a presidente e nem avisaram a população? Deputado, quer queira ou não ela é pau mandada e já que seu interesse está na tentativa de vincular o nome dela em face de 2014, sua blasfêmia foi um tiro no pé.

ÍNDICE FIRJAN
Foi divulgado no final de semana o índice criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) para acompanhar a evolução socioeconômica dos 5.565 municípios do país. O Paraná, que aparece em segundo entre os estados, tinha há uma década só um município com patamar alto de desenvolvimento. Hoje são 26. Eles estão entre os melhores desempenhos em três áreas: emprego e renda, educação e saúde. A medição, feita a cada ano, considera os dados de 2010.

Segue abaixo a situação dos municípios paranaenses onde consta nossa Foz do Iguaçu na décima-sétima colocação no Paraná e 250º. No Brasil.

Pelo que se viu nas propagandas institucionais da prefeitura, se esperava uma posição melhor no meu ver, mas tirem vocês analistas de plantão, suas conclusões. A matéria da Gazeta do Povo pode ser lida AQUI.


JÁ EM FOZ
Conta o Boca Maldita que a questão da presidência da câmara para 2013 já está definida e será encabeçada pelo vereador reeleito Zé Carlos(PMN). Seria interessante pois alternância de poder é necessária quando se vive na plena democracia.

Por outro lado, quem conhece a voracidade do atual presidente, vai acontecer coisas na surdina, podem esperar. Ele não vai entregar assim de graça não e deverá contar e apostam que o dedo do Reni Pereira vai trabalhar.

Falando em Reni Pereira, ele tirou a poeira do passaporte e se manda pras bandas das europas daqui uns dias. Não vai a passeio e dizem as más línguas que no seu retorno, virá notícia das boas para Foz e região. Sucesso Deputado!

Mais Reni. O “assessor de imprensa” dele anunciou o nome de mais um secretário para o ano que vem. Se você quiser acreditar, acredite. Vou esperar a palavra oficial do futuro prefeito.

Enquanto isso parece que foi batido o recorde de visitação na nossa Cataratas, Maravilha da Natureza!!! Parabéns a todos os iguassuenses que contribuíram para este marco!

Os conhecimentos e habilidades aprendidos e desenvolvidos, pelos alunos das escolas e centros municipais de educação infantil – CMEIs  durante  esse ano letivo, serão recapitulados a partir de hoje (3 de dezembro). É quando começa a sétima edição da Olimpíada do Saber, Arte e Esporte, que reúne estudantes das 51 escolas municipais e 31 CMEIs que pelo terceiro ano seguido também participam.

Importante evento. Faz com que o conteúdo de um ano letivo seja trabalhado em todo período, evitando assim que o aluno esqueça. Mas todos os anos tem a abertura do vento, faltou grana em 2012 para o mesmo ser cancelado?

Terminou o brasileiro A, B, C e D, terminou a fórmula 1, todos de férias. Será que a globo não vai dar férias ao Faustão, o SBT ao Portinholi e ao SS. Como é difícil TV em finais de semana. Bom, dos males o menor, existe o Facebook ainda.

Ótima semana à todos